Navigation Menu+

Visão nítida e confortável

Posted on dez 19, 2018 in Saúde Visual

Felizmente, as lentes antirreflexo já se tornaram item de primeira necessidade para os usuários de óculos. Além de garantir melhor aparência, proporcionam conforto e qualidade visual.

.

Texto Andrea Tavares

.

Lá se vão pouco mais de 20 anos que a tecnologia permitiu que apresentadores mantivessem seus óculos de grau nos programas de tevê sem que isso comprometesse suas imagens. Afinal, as lentes tinham tanto reflexo que as armações eram banidas de todos os rostos diante das telas. Mas, no meio da década de 90, o tratamento antirreflexo para as lentes de óculos ganhou o mercado em escala global e, desde então, a tecnologia avançou ainda mais e, hoje, já se pode dizer que algumas lentes parecem praticamente invisíveis, graças à qualidade do tratamento. E todos podem ser felizes com seus óculos, independentemente da posição que ocupam.

Quase invisíveis

O tratamento antirreflexo melhora a visão, reduz o cansaço visual e torna os óculos mais atraentes. Sem reflexos, a luz passa melhor através das lentes e garante qualidade visual com menos distrações (especialmente à noite), conferindo-lhes um aspecto quase invisível – o que atrai mais atenção para os olhos e permite um melhor contato visual. Sem falar que as versões mais modernas dos tratamentos eliminam virtualmente o reflexo, permitindo que 99,5% da luz disponível atravesse as lentes.

O revestimento antirreflexo também garante visão mais nítida para dirigir à noite e maior conforto durante o uso prolongado de computador e outros dispositivos digitais (em comparação com as lentes sem o tratamento). Além disso, funciona muito bem nos óculos solares, pois elimina o brilho da luz do sol refletido na superfície interior das lentes, dependendo do ângulo de incidência do sol.

Tecnologia

A aplicação de revestimento antirreflexo nas lentes de óculos é um processo altamente técnico que envolve a tecnologia de deposição a vácuo. Cada fabricante tem sua própria fórmula patenteada, mas, geralmente, todas consistem na aplicação de múltiplas camadas microscópicas de óxidos metálicos alternados. Como cada camada afeta diferentes comprimentos de onda de luz, quanto mais camadas houver, mais reflexos serão neutralizados (alguns revestimentos antirreflexo de alta qualidade têm até sete camadas). E, dependendo da fórmula, a maioria das lentes tem uma leve cor residual – em geral, verde, azul ou roxo, de acordo com cada marca específica.

Segredo militar

Relatos históricos revelam que o primeiro cientista a se interessar pelo assunto foi o britânico Isaac Newton (1643-1727), que observou os reflexos coloridos que as manchas de óleo “desenhavam” sobre a água – o fenômeno recebeu o nome de “anéis de Newton”. Outros pesquisadores dedicaram-se sobre o assunto, mas um passo definitivo ocorreu em 1935, quando o físico ucraniano Olexander Smakula, que trabalhava na corporação alemã Carl Zeiss Optics, cobriu a superfície de lentes com camadas extremamente finas de materiais especiais, conseguindo reduzir os reflexos e garantindo qualidade e conforto visuais.

Essa pesquisa foi encomendada pelo império alemão com o objetivo de reduzir o número de baixas sofridas pelo seu exército, já que, durante a Primeira Guerra Mundial, muitos oficiais tornaram-se alvos fáceis ao usarem binóculos, rifles de longo alcance (com lunetas) e periscópios, pois a luz refletia nas lentes e revelava as suas posições. A descoberta de Smakula ganhou caráter de segredo militar até o começo da Segunda Guerra. Desde então, a nova tecnologia passou a ser aplicada em máquinas fotográficas, lentes de óculos, binóculos, microscópios etc.

As lentes antirreflexo chegaram ao mercado em 1959 pelas mãos da Zeiss, mas foi na década de 70 que receberam importantes aprimoramentos e, vinte anos mais tarde, ganharam o mundo em larga escala. E, desde então, a tecnologia evolui significativamente, ano após ano.

Limpeza

As lentes mais premium contam com vários tipos de tratamento de superfície como hidrofóbico, oleofóbico, entre outros, que blindam as camadas do antirreflexo, facilitando sua limpeza. Mas, de qualquer forma, vale cuidar muito bem das lentes, seguindo as instruções de manutenção dos fabricantes, já que a higienização regular e cuidadosa aumenta a sua vida útil. Uma dica importante é não limpar as lentes sem molhá-las primeiro – um pano seco em uma superfície seca pode riscá-la.

Lentes tão incríveis e tão límpidas merecem óculos à altura. Por isso, a New Vision preparou uma seleção especial de armações lá no e-commerce. E o melhor: todos têm frete grátis, basta usar o código “NV0800”!