Navigation Menu+

Giovana Sonda

Posted on jun 29, 2019 in Sabores

A New Vision apresenta uma das Mulheres de Visão de seu Squad NV: a empresária Giovana Sonda, que há três anos prepara presentes encantados e, assim, tem encantado sua própria vida. Começou com a cara e a coragem na sala de casa e hoje suas cestas personalizadas, cheias de gostosuras, velas e itens de papelaria artesanal, garimpados em várias partes do país e do mundo, partem de seu ateliê cheias de poesia e embaladas com tags pensadas especialmente em seus destinatários e nos motivos dos presentes.

.

Texto Andrea Tavares

.

Sabores, embalagens e poesia circulam nas veias da gaúcha Giovana Sonda desde seus primeiros dias de vida. Tudo a ver, aliás, com a trajetória de sua família, que, como ela mesma descreve, “é super numerosa, daquelas italianas que vieram parar no sul no final do século 19, durante um importante ciclo migratório no país”.

“Amarrei várias paixões: gastronomia, pequenos produtores, papelaria artesanal e embalagens.”

.

Seu primeiro “emprego” foi fazer pacotes de presentes na frente dos caixas no primeiro supermercado de seu pai, ainda bem pequena. “Acho que é amor antigo. Com o passar do tempo, a paixão por potinhos, conservas e paladares só aumentava”, recorda. Aos sete anos, mudou-se com a família para São Paulo, cidade que os pais escolheram para fundar seu primeiro supermercado.

Junte-se a isso o prazer de Giovana em garimpar novidades e a satisfação de trabalhar com pequenos produtores. Por falar em força de trabalho, hoje conta com um grupo de funcionários em seu ateliê, mas explica que, ainda assim, o processo é conduzido de forma muito artesanal. “Tudo é feito à mão e com o coração de todos os envolvidos.”

“Todo mundo sabe quanto custa um ótimo vinho ou um relógio de marca, mas é difícil precificar algo que é garimpado e cheio de poesia.” .

.

Paixões e legado

Giovana cresceu e acabou percebendo que a cozinha podia ser uma profissão e, então, resolveu estudar. Abriu um restaurante chamado Momentto, no bairro da Pompéia, zona oeste de São Paulo, em uma charmosa casinha com mais de um século de existência, cuja especialidade era comida italiana. Mas o que era para ser um empório de produtos artesanais transformou-se em uma rotina repleta de eventos.

Foi nessa época que começou a exercitar intensamente suas paixões e o legado de família. Começou a criar uns presentes diferentes para as datas festivas, todos cheios de sabores servidos no restaurante, que se tornaram sinônimos de presentes gostosos. A lista era infinita e mudava a cada temporada: manteiga de limão siciliano, damascos com flor de laranjeira, pesto, pastas, tudo embalado de um jeito bacana.

O restaurante fechou, mas Giovana continuou preparando jantares nas casas de clientes, vários deles fãs fiéis de suas criações personalizadas e que sempre perguntavam por que ela não voltava a produzir os presentes garimpados. “Encontrei um jeito de trabalhar com comida, sabores, poesia, pesquisar produtos e pensar na embalagem sem me matar na cozinha, juntando itens que agradam em cheio quem é presenteado”, revela.

.

Malas cheias

Sobre o garimpo em si, a empresária conta que suas viagens ao exterior parecem compras de mês. Nas malas, potinhos e mais potinhos de comida, misturados com carimbos, livros, velas e muitos papéis. O talento de combinar os itens e caprichar nas embalagens resultam em presentes destinados especialmente àquelas pessoas que parecem ter tudo e para quem todos acham difícil escolher algo ou então quando se deseja agradar a alguém sem que o presente tenha um valor explicito. “São casais que comemoram bodas de qualquer número, advogados amigos que não cobram honorários, médicos que ‘pegam seus pacientes no colo’ quando mais precisam e por aí vai”, explica.

“Por trás de cada pequeno produtor tem uma história que me encanta. Por trás de cada presente tem um motivo tão importante na vida daquela pessoa e tecer esses laços nesse mundo me faz feliz”, conclui.

.
.