Navigation Menu+

A it girl nonagenária

Posted on dez 20, 2018 in Moda

.

Ícone de estilo, ela já foi tema de exposição, documentário e até virou Barbie – e tudo isso depois dos 80 anos! Agora, o estilo e a vida da norte-americana Iris Apfel também chegam aos palcos. Estreia, em São Paulo, a peça Através da Iris, protagonizada por Nathalia Timberg, que abre as comemorações dos 90 anos da legendária atriz.

….

Texto Andrea Tavares

.

Para Iris Apfel, a vida começou aos 84. Ou melhor, a vida de figura pública cujo estilo é reverenciado por fashionistas, antenados, amantes das boas coisas da vida e grandes marcas de moda, beleza e consumo. A empresária e designer de interiores sempre foi dona desse estilo tão particular (seu atual acervo ocupa vários de seu apartamento em Nova York e ainda mais espaço na casa de Palm Beach, na Flórida), com os óculos oversized que são uma de suas marcas registradas, a profusão de acessórios e os looks coloridos, mas antes de chamar a atenção como ícone de estilo, estabeleceu uma sólida carreira no universo da decoração.

Iris Apfel em dois momentos de seu instagram (@iris.apfel). A foto da esquerda é de Daniel Bae e da direita é de Riley Stewart

.

“Eu amo cores brilhantes, mas eu nunca fiz nada que fiz por rebeldia. Fiz isso porque achei divertido e foi bom para mim. E desde que eu não tenha ofendido minha mãe ou meu marido, o que as outras pessoas pensam é problema delas, não meu!”

.

Com o marido, Carl Apfel (que morreu aos 100 anos, em 2015), abriu, em 1950, a Old World Weavers, especializada em restauração de móveis, que logo se transformou em uma tecelagem por conta da demanda por tecidos mais personalizados. Quando não encontrou a padronagem que tanto queria para uma reforma que estava executando, mandou produzi-la na empresa do pai de uma amiga. A repercussão foi tão positiva a ponto de estimular a expansão dos negócios.

Até 1992, quando o casal se aposentou, a Old World Weavers se tornou sinônimo de tecidos para profissionais de decoração de todo o mundo. No documentário Iris, dirigido por Albert Maysles, de 2014, conta que fizeram reproduções exatas de tecidos dos séculos 17 ao 19 e do começo do século 20. “Eu fazia o possível para ter reproduções fiéis”, revelou.

Iris e Carl viajaram o mundo inteiro atrás de inspirações, matérias-primas e técnicas de produção. Desse tour infindável por lugares incríveis, compuseram um acervo e tanto, alguns que Iris veste e outros com os quais ela vive. Sem falar em peças que usavam na decoração de celebridades e famílias abastadas dos Estados Unidos. Além disso, assinaram projetos de restauração e decoração na Casa Branca em nove mandatos presidenciais: Harry Truman, Dwight Eisenhower, John F. Kennedy, Lyndon Johnson, Richard Nixon, Gerald Ford, Jimmy Carter, Ronald Reagan e Bill Clinton.

.

Muito prazer, mundo da moda!

Foi em setembro de 2005, por conta do acaso, que a nação fashionista voltou seus olhos para Iris, que tinha 84 anos na época. Inicialmente, ela cederia cinco looks de seu acervo para uma exposição em uma pequena galeria nova-iorquina, mas esse tímido projeto tornou-se algo muito mais ambicioso: uma exposição individual no Metropolitan Museum! Rara Avis: selections from the Iris Barrel Apfel Collection exibiu 80 looks, contabilizou público de 150 mil visitantes e fez o estilo de Iris ser reverenciado por muita gente. E a mostra não parou por aí: foi recriada em vários outros museus.

Desde então, Iris Apfel foi rosto de campanhas de moda como a da Kate Spade, inspirou uma série especial da MAC Cosmetics (o batom vermelho é outra de suas assinaturas de estilo, além dos óculos!), protagonizou um documentário que entrou no catálogo da Netflix, lançou coleções com a Macy’s, amealhou mais de 1 milhão de seguidores no Instagram, foi a protagonista de um livro cujo título retrata perfeitamente sua trajetória no universo da moda (Accidental Icon, isto é, “ícone acidental”) e, em julho, ganhou duas versões da Barbie para chamar de suas – status que não é para qualquer simples mortal, convenhamos.

As duas versões da Barbie de Iris Apfel, lançadas em julho pela Mattel

.

De uma nonagenária para outra

Para celebrar o ano em também se torna uma nonagenária, a atriz Nathalia Timberg incorpora Iris Apfel na peça Através da Iris. O texto inédito de Cacau Hygino – autodefinido como um “documentário cênico” – coloca Nathalia em cena, solo, durante 50 minutos. O cenário remete à sala de seu apartamento em Nova York, onde a atriz, perfeitamente caracterizada como Iris Apfel (inclusive os óculos oversized!), concede uma entrevista imaginária, contando histórias divertidas e dando suas opiniões, sem reservas, sobre vários assuntos.

“Uma das maiores surpresas ao escrever ‘Através da Iris’ foi encontrar uma segunda personagem, além da nossa ‘estrela geriátrica’ [essa é uma das expressões que Iris usa para se definir]. Não são apenas, moda, estilo, frases ácidas e divertidas que permeiam seu universo. Descobri uma mulher de vida colorida – ela mesma fala que as cores ressuscitam os mortos – com uma larga experiência, movida pela vivacidade, o bom humor e a coragem. Encontrei uma Iris que serve de exemplo para todos aqueles que desistiram da vida”, revelou Hygino.

Os óculos de proporções avantajadas, companheiros inseparáveis da norte-americana, receberam atenção especial na preparação do figurino. Uma indústria óptica brasileira, a Suntech Supplies, ficou encarregada do projeto e reproduziu com a exatidão a armação de Iris levando em conta as configurações do rosto de Nathalia, ao tirar medidas e projetar a peça especialmente para a ocasião. Após os ajustes finais, os óculos foram gerados por meio de impressão 3D.

.

Depois dessa aula de estilo, bem viver e atitude, dá até vontade de escolher uns óculos grandes como os de Iris Apfel. Pensando nisso, a gente fez uma curadoria em nosso estoque a fim de separar armações bem icônicas. E o melhor: todas têm frete grátis lá no e-commerce: basta usar o código “NV0800”!