Navigation Menu+

O charme do French Style

Posted on nov 23, 2018 in Moda

.

Um estilo atemporal, cobiçado por mulheres de todo o mundo capaz de transcender fronteiras e gerações. É o French Style ou French-Girl Look, mais uma marca da cidade que é um dos berços da moda e é tão admirada por vários de seus atributos.

.

Texto Andrea Tavares

.,

Paris é incensada por sua beleza, história, arquitetura, cozinha, moda e muito mais. Cidade Luz, cidade romântica e por aí vai. A lista de elogios sobre a capital francesa se alonga quando a maioria das pessoas resolve se estender sobre ela, mas vale focar na mulher parisiense, que é tão celebrada quanto as características da cidade onde vive e seu estilo é cobiçado pelo público feminino em todo o mundo! Pode-se se dizer que toda mulher, pelo menos em algum momento da vida, já montou seu look do dia imaginando ser uma habitante da capital francesa.

Essa admiração pelo jeito de ser, de se vestir e de ver a vida da parisiense vai tão longe que já gerou guias que se tornaram best-sellers mundiais e denominou um estilo na moda. Trata-se do french style ou french-girl look, aquele jeito chique e ao mesmo tempo despretensioso com o qual toda parisiense parece trazer impresso em seu DNA. Um estilo carregado de uma atemporalidade com o poder único de transcender demografia e até gerações.

.

Inès de la Fressange

.

Quem, obviamente, descreve muito bem esse estilo único e tão desejado no mundo é a autora de um desses bestsellers: Inès de la Fressange, que lançou, em 2011, A Parisiense, em colaboração com a jornalista de moda Sophie Gachet. Supermodel, musa da Chanel de Karl Lagerfeld, empresária, hoje dona de uma loja que leva seu nome na Rive Gauche e considerada a quintessência do chic parisiense, Inès conceitua no primeiro capítulo do livro:

“Você não precisa nascer em Paris para ter o estilo da parisiense. Eu sou o melhor exemplo disso: nasci em Saint Tropez! Ter um estilo ‘made in Paris’ é mais um estado de espírito. Ser alternativa e nunca burguesa, por exemplo. A parisiense jamais cai na armadilha das tendências: ela respira o l’air des temps e as usa com critério, eis sua receita secreta! E sempre tem um objetivo: divertir-se com a moda. Ela segue algumas regras, mas adora transgredi-las também, faz parte do estilo.”


O livro foi ilustrado pela própria Inès de la Fressange e sua filha, Nine D’Urso (à direita, no livro) foi a modelo dos looks parisienses 

.

Princípios do French Style

  • Ser sofisticada e casual
  • Mesclar o novo e o vintage
  • Ser luxuosa e simples

.

Clássicos do French Style

  • Blazer
  • Trenchcoat
  • Suéter azul marinho
  • Camisa branca
  • Vestido preto
  • Jeans com caimento perfeito

.

Dicas para “desenvolver” um DNA parisiense, segundo Inès de la Fressange

  • Fuja dos conjuntos – esqueça o total look: é preciso misturar!
  • Evite tudo que é exagerado e chamativo. Não ter cara de perua é a ideia
  • Descobrir novas grifes.Principalmente se forem criativas e acessíveis
  • Conhecer o próprio corpo e usar o que lhe cai bem
  • Não ter ídolos e se inspirar na moda de rua
  • Não seguir tendências e desconfiar das regras impostas pelo mercado

.

E, em uma entrevista ao New York Times em 2014, Inès adicionou mais um ponto importante, levando-se em conta a ebulição das redes sociais: “muitas fotos que você vê no Instagram não foram tiradas por fotógrafos profissionais. É muito mais fácil se identificar com a roupa de uma blogueira ou um estilo das ruas, porque você pensa ‘eu tenho uma camisa jeans como essa e deveria usá-la com esse tipo de casaco. Posso refazer o look’”.

.

O guia das quatro amigas

Dois mil e quatorze também foi o ano de lançamento de um segundo guia do estilo: Como ser uma parisiense em qualquer lugar do mundo, produzido a oito mãos pela escritora Anne Berest; a jornalista Audrey Diwan; a modelo e produtora musical que é embaixadora da Chanel, Caroline de Maigret; e a produtora de cinema Sophie Mas. A obra, que segue preceitos semelhantes aos do livro de la Fressange, define com bom humor o estilo único e irresistível da mulher local e destaca Maria Antonieta, Josephine Baker, Romy Schneider e Jane Birkin como os maiores ícones parisienses, no entanto, todas são estrangeiras!

Audrey Diwan, Caroline de Maigret, Sophie Mas e Anne Berest (Foto: Raphaël Lugassy)

.

Ambos os livros ainda podem ser encontrados na versão física e a obra das quatro amigas também está disponível em versão digital.

.

Inspiração sobrou por aqui na hora de montar uma seleção para celebrar o French Style, até porque óculos fazem parte do kit de sobrevivência da mulher parisiense. E o melhor: todos têm frete grátis lá no e-commerce: basta usar ocódigo “NV0800”!