Navigation Menu+

A tecnologia contra a luz azul

Posted on nov 21, 2018 in Saúde Visual

Hoje em dia, há lentes capazes de filtrar a luz azul emitida pelas telas dos dispositivos digitais, cuja exposição excessiva pode levar à fadiga visual.

.

Texto Andrea Tavares

.

Ao mesmo tempo em que smartphones, tablets, computadores, videogames e até a boa e velha televisão trouxeram muitos ganhos e entretenimento às atividades diárias, podem gerar uma série de sintomas: tanto adultos com crianças sofrem de desconfortos físicos depois de ficar diante de telas por horas seguidas. Isso ocorre por conta da luz azul emitida por esses aparelhos, que gera a fadiga visual, o que inclui tensão ocular, olhos secos, dor de cabeça, visão borrada, além de dores no pescoço e nos ombros.

Além de a luz azul ser emitida naturalmente pelo sol – é ela quem dá a cor ao céu -, também pode ser produzida por inúmeras fontes de luz artificiais comumente encontradas em ambientes fechados, de telas de dispositivos digitais a lâmpadas de LED.

Comprimento de onda

Os seres humanos vivem cercados de ondas, algumas positivas, outras nem tanto. Todas as ondas, cuja unidade de medida é o nanômetro, fazem parte do espectro eletromagnético e seu comprimento é a chave para entender o papel que desempenham. As ondas de comprimentos mais curtos têm maior energia e potencial para causar danos, enquanto as de comprimentos mais longos são relativamente inofensivas.

A luz azul está na faixa de comprimento de onda entre 400 nanômetros e 500 nanômetros, é “vizinha” da radiação ultravioleta e tem o mais curto comprimento de onda (portanto, a energia mais alta) da luz visível.

Lentes que resolvem

A função primária das lentes de grau foi, durante muito tempo, corrigir apenas a visão. Mas, pelo menos nas três últimas décadas, também ganharam as funções de proteção solar, segurança no trabalho etc. E a boa notícia é que nos últimos anos também passaram a atenuar o efeito da luz azul a fim de reduzir os sintomas associados à fadiga visual.

As lentes têm pigmentos adicionados à sua formulação capazes de absorver a luz azul. Já as fotossensíveis (como a Transitions), além de garantir proteção contra os raios ultravioleta, também são eficientes em relação à luz azul – e, nesse caso, tanto em ambientes internos, quando estão transparentes, quanto em ambientes externos, quando estão “ativadas”, isto é, escuras.

O melhor é que não é preciso sacrificar o estilo por causa das necessidades visuais: as armações mais estilosas podem ser adaptadas com as lentes adequadas para aliviar os sintomas da fadiga visual e proteger os olhos com muito charme.

Rotina da saúde visual

Além das lentes com as propriedades adequadas, há pequenas ações que podem fazer diferença no dia a dia a fim de obter algum alívio dos sintomas.

  • Fazer paradas frequentes quando se fica muito tempo diante de telas e focar em um ponto distante no horizonte a fim de relaxar os olhos.
  • Manter a tela do computador a, pelo menos, um braço de distância dos olhos.
  • Aumentar o tamanho do texto nas telas.
  • Reduzir a iluminação geral do ambiente a fim de eliminar reflexos na tela.
  • Consultar-se  anualmente com um especialista.

Foto Kate Mangostar para Freepik

.

A New Vision preparou uma sugestão de armações para cuidar da visão com muito estilo. Todas têm frete grátis lá no e-commerce: basta usar o cupom “NV0800”!

.