Navigation Menu+

Ciao, bella!

Posted on set 25, 2018 in Séries

Série boa de óculos, a espanhola La casa de papel ganhou milhões de fãs ao redor do mundo, que agora esperam ansiosamente a chegada da próxima temporada, marcada para 2019

.

Texto Andrea Tavares

.

Muita gente por esse mundo afora anda contando as horas para a estreia da terceira temporada de La casa de papel. O feito não é à toa: é a série de língua não-inglesa de maior audiência da Netflix. Em entrevista para o jornal espanhol El País, o roteirista e produtor da série, Álex Pina, revelou que levou dois meses para desenvolver a ideia da nova temporada após a gigante de streaming surgir com a proposta para novos episódios.

Mas o fenômeno não para por aí. Pina assinou um contrato de exclusividade para realizar novos projetos para a Netflix. O espanhol é fundador da produtora Vancouver Media e, além de La casa de papel, criou as séries El barco, Los hombres de Paco e Vis a vis e os filmes Kamikaze e Sou louco por você – esse último, um dos maiores sucessos recentes de bilheteria na Espanha. A Netflix define a ficção de Pina como “a construção de personagens emblemáticos e carismáticos que possuem uma visão alternativa da vida” e que, no desenvolvimento criativo desses personagens, é capaz de associar sensibilidade emocional a uma boa dose de adrenalina.

Os mais saudosos dos intérpretes dos personagens de La casa de papel poderão matar a saudade de alguns deles, também na Netflix. Em outubro de 2018 estreou Elite, série de suspense teen de oito episódios com três atores já conhecidos dos fãs: Miguel Herrán, Jaime Lorente e María Pedraza, que interpretaram, respectivamente, Rio, Denver e Alison Parker em La casa de papel.

Também em outubro, a Netflix lançou um teaser da nova temporada de La Casa de Papel. E a recomendação da gigante de streaming para o público é levar o macacão vermelho para a lavanderia e tirar o pó da máscara de Dalí. Parece que boas aventuras estão a caminho!


Nove curiosidades sobre a série

  1. Em inglês, foi traduzida como “Money heist”.
  2. Bella ciao, o tema principal da série, é um hino de cunho político, adaptado de uma antiga canção folclórica italiana do final do século 19. Durante a Segunda Guerra Mundial, representou a resistência do país contra o ditador Benito Mussolini e até hoje é entoada em situações do gênero em todo o mundo.
  3. A inspiração para Tokio, interpretada por Úrsula Corberó, vem de Mathilda, a personagem de Natalie Portman no filme O profissional, de 1994.
  4. A parte externa do edifício onde ocorre o assalto não é a verdadeira Casa da moeda da Espanha, mas o Conselho Nacional de Pesquisa, em Madri. Já as cenas internas foram gravadas em estúdio.
  5. Originalmente, todos os assaltantes teriam algum tipo de doença terminal, o que seria o motivo de fazê-los envolverem-se em um crime desse porte.
  6. A série foi rodada em ordem e os atores só recebiam o roteiro do episódio que gravariam naquele momento, sem saber os destinos de seus personagens.
  7. As máscaras dos ladrões são uma referência estilizada ao pintor surrealista espanhol Salvador Dalí, que falava muito sobre causar confusões e não ter limites para a imaginação – exatamente o que o professor e sua gangue estavam fazendo.
  8. A risada tão particular de Denver fazia parte do personagem antes mesmo de Jaime Lorente ser escalado para o papel. Cada ator que fez o teste, interpretou a gargalhada à sua maneira.
  9. A música que o Professor toca para Raquel no piano é The entertainer, de Scott Joplin, e data de 1902. Também foi tema do filme Golpe de mestre, de 1973, com Paul Newman e Robert Redford.

La Casa de Papel tem muitas referências no que diz respeito a óculos. A seguir, veja a seleção que a New Vision preparou tendo a série como base. Todos têm frete grátis lá no e-commerce: basta usar o cupom “NV0800”!